“As pessoas pensam que presente bom são os caros, mas muitas vezes os presentes personalizados, que são mais baratos, tem maior impacto emocional”, conta Santos.
Antes de partir para as compras o professor explica que é necessário se organizar e o primeiro passo é fazer uma lista de prioridades e dimensionar o impacto que ela terá no orçamento. “A prioridade é ver o orçamento e ao final do mês não ficar no vermelho”, conta. Após isso definir quanto será gasto com cada item da lista.
Outro grande erro, apontado pelo especialista, é a compra de roupas em excesso das mulheres. “Não há necessidade de exagero, entre as mulheres com destaque na mídia atualmente é comum elas repetirem vestido”, explica o economista que ainda defende a forma de consumo consciente.
Cartão de crédito
O cartão de crédito é conhecido como o grande vilão das compras, em qualquer época do ano. De acordo com o professor o cartão viabiliza a compra mesmo a pessoa não tendo os recursos necessários. “Após a compra a pessoa fica arrependida e a fatura no final do mês pode até mesmo comprometer a renda”, afirma.
Ainda segundo Santos, o cartão de crédito é recomendado para a parcela da população que tem alto poder aquisitivo já que pode usufruir dos programas de vantagens oferecidos pelas operadoras dos cartões. (Colaborou Larissa Marçal)
Aproveitando a dica do Professor Moisés, conheçam o Atelie Samara Ferreira, especializado em presentes personalizados!